Saint-Gobain Pesquisas Integra e Analisa seus Dados para Promover a Inovação

bus-talend

Imagem Ilustrativa | Fonte: Talend

Um dos principais centros de pesquisa da Saint-Gobain usa Talend Open Studio para integração de dados para atuar mais rapidamente junto aos seus clientes.

“Talend foi o único fornecedor que oferece uma ferramenta de código aberto verdadeiramente poderosa capaz de integrar perfeitamente ao nosso sistema de informação. Além do aspecto financeiro, a participação da comunidade, em termos de apoio, desenvolvimento e acompanhamento de bugs realmente foi um atrativo para nós. Por fim, a flexibilidade do Talend Open Studio para a Integração de Dados e a variedade de conectores nos convenceu”.
Clément Bourgeois, Gerente de Projetos de TI.

Um dos 100 maiores grupos industriais do mundo

Com escritórios em 59 países em todo o globo, Saint-Gobain – líder mundial em construção de casa – projeta, produz e distribui materiais de construção, trazendo soluções inovadoras, eficientes em termos energéticos e ambientalmente saudáveis para os mercados em expansão de países emergentes. Em 2008, a receita totalizou 43,8 milhões de euros (64,1 milhões dólares); a empresa emprega uma equipe de 209 mil.

Fundada em 1665, Saint-Gobain sempre apoiou a inovação. Hoje, um em cada cinco de seus produtos comercializados não existia há cinco anos. Saint-Gobain tem vinte centros de pesquisa com 3.500 funcionários e arquivos de uma média de 300 patentes por ano. Um desses centros, Saint-Gobain Pesquisas, fundado em 1978, emprega 400 pessoas e tem um orçamento de 41 milhões de Euros, que compreende 11% do orçamento total da Saint-Gobain R & D.

Na vanguarda da investigação industrial

A Saint-Gobain Pesquisas é um dos quatro principais centros de pesquisa da Saint-Gobain. Atendendo todas as áreas de atividade do Grupo, ele mantém e desenvolve as mais importantes habilidades e tecnologias chaves da Saint-Gobain. Eles hospedam grandes projetos estratégicos e seu tamanho e características multidisciplinares lhes permitam interagir eficientemente com o mundo acadêmico, mantendo atenção especial sobre os avanços científicos e recrutamento de técnicos e de gestores de primeira classe.

Para melhor gerenciar seus projetos, a Saint-Gobain Pesquisas trabalha com as equipes técnicas, marketing e P & D de diferentes áreas de atividade da Saint-Gobain. Para facilitar a comunicação com diferentes clientes e analisar a gestão do projeto e do progresso, o centro queria criar uma ferramenta web com funções de relatórios para monitorar estudos das pesquisas.

“Queríamos estruturar e padronizar as nossas análises, e mover-se de um sistema baseado em papel para uma ferramenta de web utilizado por todos os nossos departamentos,”
disse Clément Bourgeois, Gerente de Projetos de TI.

“Essa ferramenta tinha que ser integrada à nossa Intranet para facilitar o acesso. Também queríamos melhorar a comunicação com os nossos clientes, para que pudéssemos facilmente demonstrar o progresso de nossas pesquisas e estudos e justificar as nossas atividades e prazos. Para isso, precisávamos de uma ferramenta poderosa, fácil de aprender, capaz de recuperar informações de todos os tipos de bancos de dados e arquivos simples”.

Talend, Smile e BIRT (*Business Intelligence Reporting Tools): inovar para promover a inovação

Depois de explorar várias opções, Saint-Gobain Pesquisa decidiu combinar Talend Open Studio para integração de dados com funções de relatórios *BIRT, integrados pelo Smile, integrador de dados **open source da França.

“A combinação das duas tecnologias atendeu às nossas necessidades perfeitamente,”
disse Clément Bourgeois, Gerente de Projetos de TI.

“Talend foi o único fornecedor que oferece uma ferramenta de código aberto verdadeiramente poderosa capaz de integrar perfeitamente ao nosso sistema de informação. Além do aspecto financeiro, a participação da comunidade, em termos de apoio, desenvolvimento e acompanhamento de bugs realmente foi um atrativo para nós. Por fim, a flexibilidade do Talend Open Studio para a Integração de Dados e a variedade de conectores nos convenceu”.

Saint-Gobain Pesquisas desenvolveu uma interface web para agilizar a primeira etapa do projeto – a captura de dados-chave de projetos de pesquisa pelos próprios usuários, com links para documentos, notas e informações complementares. Hoje, cerca de 300 pessoas usam a ferramenta para entrada de novos dados.

Todas as noites, o Talend Open Studio para integração de dados, extrai dados e em seguida, transforma-os antes de colocá-los em um banco de dados dedicado especificamente a análise. A verificação de consistência garante a confiabilidade das informações. Estes cálculos, atualmente manipulando mais de 200 registros por dia, leva duas horas para criar cerca de 20.000 linhas de informação utilizável. No final do ciclo, os usuários analisam esses dados com BIRT (monitoramento do projeto, análise de custos, monitoramento de progresso, planejamento, etc.).

Um consultor Talend ajudou a equipe de TI da Saint-Gobain a estruturar o banco de dados de destino e criar transformações. O software Smile coordenou todo o projeto e foi responsável pela implementação BIRT.

Economizando Tempo, Estruturando Metodologia e Melhorando a Comunicação

“Este é um projeto estratégico para nós, pois iremos formalizar o nosso método de elaboração de relatórios, que mudou significativamente em menos de seis meses, a transição de um processo manual local para uma ferramenta global baseada na Web. Nossa administração agora é capaz de desenhar uma visão clara e detalhada dos nossos projetos e progressos, quase que instantaneamente por causa dos indicadores formais,”
disse Clément Bourgeois, Gerente de Projetos de TI.

“Além disso, esta informação e a facilidade com que podemos obtê-la, ajuda-nos a nos comunicar melhor com os nossos clientes que apreciam a nossa capacidade de resposta; Podemos claramente medir a nossa contribuição diária. Tudo isso foi feito dentro de um orçamento razoável, 100% atribuídos aos serviços e o Retorno Sobre Investimento foi realizado em um ano.”

Com o treinamento e transferência interna de competências, o Talend Open Studio para integração de dados é agora utilizada em outros projetos no centro de pesquisa.

“Ser capaz de melhorar continuamente nossas habilidades através da comunidade Talend e intercâmbios regulares sobre o seu Forum é uma garantia de estabilidade,”
concluiu Clément Bourgeois, Gerente de Projetos de TI.

“Podemos confiantemente planejar projetos futuros.”

Fonte da matéria: http://www.talend.com/customers/customer-reference/saint-gobain-research-integrates-and-analyzes-its-data-to-promote

Traduzido por: Projetaty SCA

Termos em inglês:

*BIRT: Acrônimo do termo em inglês norte americano Business Intelligence Reporting Tools que para a língua portuguesa do Brasil nos traz o entendimento de Ferramentas de Relatórios para Inteligência em Negócios ou Inteligência Corporativa

**open source: Termo em inglês norte americano abreviado para a referência a open source code que para a língua portuguesa do Brasil nos traz o entendimento de fonte aberta / código fonte aberto. Saiba mais sobre Código Fonte Aberto e siga também este exemplo de sucesso na sua empresa, seja ela do tamanho que for.

Deixe uma resposta

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.