O que é pró-labore? Como administrar?

Entenda o que é e utilize Odoo OpenERP para sua administração

Imagem ilustrativa | Fonte: lounge empreendedor

Pro labore é uma expressão latina que significa “pelo trabalho”. O aportuguesamento pro-labore é a remuneração do trabalho realizado por sócio, gerente ou profissional.

No Brasil, o pro-labore deve recolher 11% para o INSS. Existem duas formas de remunerar os sócios de uma empresa: o pro-labore e a distribuição de lucros. O pro-labore é um instrumento desenvolvido para orientar quanto à remuneração dos sócios nos custos da empresa.

O pro-labore é a remuneração dos sócios que trabalham na empresa e corresponde ao salário de um administrador contratado para isso. Assim, o valor do pro-labore deve ser definido com base nos salários de mercado para o tipo de atividade que o sócio presta. Não se deve retirar mais recursos como pro-labore do que se pagaria a um empregado que realizasse as tarefas que os sócios que trabalham na empresa realizam. Isto seria antieconômico.

Como devemos utilizar o Pro-labore

Através da configuração correta do sistema Odoo OpenERP, o instrumento é utilizado a partir de dados existentes/alimentados no sistema, visando permitir um entendimento claro da situação financeira da sua empresa, além de fornecer uma forma adequada de lidar com a gestão.

Como calcular o pro-labore no Odoo OpenERP?

O pro-labore é considerado uma despesa administrativa e deve ser apropriadamente custeado e pago, conforme o vencimento das obrigações da empresa. O instrumento serve para orientar sobre os diversos aspectos da inclusão da remuneração dos sócios, nos custos. O cálculo do pro-labore faz-se necessário para se chegar ao pagamento justo do trabalho dos sócios na empresa.

  1. Defina corretamente as atividades que os sócios desempenham ou querem realizar na empresa;
  2. Verifique no mercado quanto custaria para contratar um profissional que realizasse tais atividades com a qualidade esperada;
  3. Defina o valor do pro-labore como se fosse o salário desse profissional;
  4. Contabilize o pro-labore como despesa administrativa na conta honorários da diretoria ou salários da administração ao contador.

O pro-labore é parte componente dos custos empresariais, solicite o link para download da máquina virtual pré-configurada para testes.

Deixe uma resposta

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.